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Sobre a Lua Nova

A Associação Cultural Lua Nova trabalha na criação, apoio, incentivo, gestão e desenvolvimento de grupos musicais com perfil diferenciado.

Em atividade desde 2004, preza sempre pela excelência dos produtos e nível de qualidade técnica de suas apresentações. Realiza, periodicamente oficinas palestras aulas e cursos, com professores reconhecidos por suas capacidades artísticas e didáticas.

O seguintes projetos contam com a participação da Associação Cultural Lua Nova:

  • Maracatu Lua Nova

  • Grupo de Coco Ouricuri

  • Guarda de Congo Feminina do bairro Aparecida

  • Guarda de Moçambique do Divino Espírito Santo

  • Folia de Reis do Bairro Aparecida

  • Grupo de Choro Caixinha de Phósphoros

  • Grupo Arandela de Música Barroca

  • Orquestra 415 de Música Antiga

Além disso, a Associação Lua Nova apóia outros grupos musicais, tradições culturais e MPB da região e, a cada ano, firma-se como um ponto de referência na produção cultural de Minas Gerais.

Voluta do violino - Orquestra 415
Maestro André Salles-Coelho - Orquestra 415
Lua Nova Cultural - Maracatu em Ouro Preto
Lua Nova Cultural - Maracatu em apresentação
André Salles-Coelho

É Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG e Bacharel em Comunicação Social pela Puc – MG.

Estudou flauta transversal na Escola de Música da UFMG de 1989 à 1997, na classe do professor Artur Andrés.

 

Fez diversos cursos e workshops com grandes nomes da música brasileira como Hermeto Pascoal, Grupo Uakti, Maurício Carrilho, Djalma Correa, David Tygel, Hans-Joachim Koellreutter, Maurício Freire, Odette Ernest Dias.

Participou, como flautista, da trilha sonora de Tavinho Moura para o filme O Homem que Botava Ovo de Rafael Conde em 2004.

Foi diretor geral, pesquisador, produtor e instrumentista do CD Os Cocos do Grupo de Coco Ouricuri, finalista do Prêmio Tim de Música 2008 nas categorias melhor CD regional e melhor grupo regional.

 

Como compositor, criou a trilha sonora do curta-metragem de animação Francisco, de Tereza Moura, apresentado no Festival Anima Mundi em 2003 e Menção Honrosa no Festival de Vídeo de Montevideo, Uruguai, neste mesmo ano.

Criou a trilha sonora do curta-metragem de animação Quindins, De Giuliana Danza e David Mussel, premiado como melhor trilha sonora original no 8º Festival Curta Canoa, em 2012 e apresentado nos festivais: Animará II em 2009; Anima Mundi, 20º Edição Curta Circuito, 7º Cinefest Votorantim de São Paulo, e A Caverna - Mostra de Animação de Florianópolis, todos em 2010;

Compôs a obra Madrugada para flauta e violoncelo, apresentada no Festival de Inverno de Ouro Preto em 2000 e diversas outras obras para conjuntos variados apresentadas em mostras de composições em Minas Gerais.

 

Foi Pesquisador e Bolsista do projeto de pesquisa do Cnpq “Acervos Musicais Mineiros: Levantamento, Classificação e Estudos de Partituras Musicais dos Séculos XVIII e XIX” sob a coordenação do professor Carlos Kater, 1994 / 1995.

 

É escritor, tendo publicado os seguintes livros:

  • Pão e Circo, Literatura infanto-juvenil. Ed. Atual. SP, 2001. Menção Altamente Recomendável pelo INLIJ.

  • O Menino Lê, Literatura infanto-juvenil, Literatura de Cordel. Ed Dimensão. Belo Horizonte. 2004. Finalista do Prêmio Jabuti na categoria melhor ilustração.

  • Vagas Lembranças, sobre sua dissertação de mestrado em Artes e Tecnologia da Imagem. Editora C/Arte. Belo Horizonte, 2009

 

Como dramaturgo escreveu as peças:

  • A Lira de Shakespeare, adaptação para teatro e orquestra de trechos de William Shakespeare;

  • Cartas de Monteverdi, adaptação para teatro e orquestra das cartas originais de Claudio Monteverdi;

  • Dom Quixote, adaptação para teatro e orquestra de trechos da obra homônima de Miguel de Cervantes e da peça Suite Burlesca de Dom Quixote, de George Philipp Telemann;

  • Vivaldi e Anna, Texto original para teatro e orquestra;

  • Bach e Frederico, texto original para teatro e orquestra;

  • E, ainda, as inéditas: Tiradentes, Caravaggio, A Prisão de Bach, Telemann e a inspiração, A Fuga de Bach, O Adágio de Albinone, Pixinguinha e Nazareth, O Julgamento de Cláudio Manoel, O Santo e o Inferno entre outras.

 

Desde 2007, dedica-se à pesquisa e interpretação da flauta tranversal barroca – o traverso. A partir de então, tem tido aulas com nomes na música barroca mundial como Ricado Kanji, Livia Lanfranchi, Sérgio Álvares, David Kjar, Nicolau de Figueiredo, Lúcia Alves e Linde Brunmeyer-Tutz.

 

Atualmente é regente, flautista, professor, dramaturgo, escritor e presidente da Associação Cultural Lua Nova onde coordena os grupos Arandela de Música Barroca, Maracatu Lua Nova, Grupo de Coco Ouricuri, Grupo de Choro Caixinha de Phosphoros e Orquestra 415 de Música Antiga.

Orquestra 415 em concerto - Foto de Geraldo Benício
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