top of page

Ecos do Barroco

Atualizado: 30 de mai.


 Conheça um pouco da história dos compositores que nós já estudamos!

Alemanha

ree

Johann Sebastian Bach nasceu em Eisenach, Alemanha, em 1685. Foi compositor, instrumentista virtuoso, organista, cravista, regente, diretor musical e especialista em construção de órgãos. Nascido numa família de longa tradição musical, cedo mostrou possuir talento e logo tornou-se um músico completo. É um dos maiores nomes da música mundial. Estudante incansável, adquiriu um vasto conhecimento da música europeia de sua época e das gerações anteriores. Desempenhou vários cargos em diversas cortes e igrejas alemãs. Suas funções mais destacadas foram a de Kantor da Igreja de São Tomás e Diretor Musical da cidade de Leipzig. Praticou quase todos os gêneros musicais conhecidos em seu tempo e foi mestre em todas elas.

ree

Dietrich Becker nasceu em cerca de 1623 na Alemanha. Foi violinista em varias cortes da Europa e mestre de capela em Hamburgo.



ree

Philipp Heinrich Erlebach nasceu em Esens, Alemanha, em 1657. Foi músico da corte do príncipe Schwarzburg-Rudolstadt e mais tarde mestre de coro da Turíngia, cargo que ocupou até sua morte em 1714. Foi um compositor prolífico, mas a maioria de suas obras foram destruídas em 1735 durante um incêndio em Rudolstadt. Isso fez com que a música de Erlebach fosse quase completamente esquecida.

ree

Johann Friedrich Fasch nasceu em Buttelstedt, Alemanha, em 1688. Foi violinista e compositor. Foi violinista na orquestra em Bayreuth, Kapellmeister e compositor da corte do conde Morzin e em Zerbst, cargo que ocupou até sua morte. Seus trabalhos incluem cantatas, concertos, sinfonias e música de câmara. Sua música foi realizada com grande consideração pelos seus contemporâneos. Telemann realizou um ciclo de suas cantatas em 1733 em Hamburgo.

ree


Johann Caspar Fischer nasceu em Schönfeld, Alemanha, em 1656. Grande parte de sua música mostra a influência do estilo barroco francês, principalmente de J. B. Lully. Foi um dos grandes responsáveis por trazer a influência francesa para a música alemã. Tanto Bach como Handel conheciam o trabalho de Fischer e eram por ele influenciado.

ree


Georg Friedrich Handel nasceu em Halle an Der Saale, Alemanha, em 1685. Mudou-se para Londres e naturalizou-se cidadão britânico em 1726. Sua fama em vida foi enorme tanto como compositor quanto como instrumentista. Sua obra se tornou conhecida em todo o mundo antigo e foi de especial importância para a formação da cultura musical britânica.


ree


Georg Philipp Telemann nasceu em Magdeburgo, Alemanha, em 1681. Já aos dez anos compunha e sabia tocar vários instrumentos. Aos 21 anos, tornou-se diretor musical da ópera de Leipzig. Foi o compositor mais famoso da Alemanha. Compôs em todas as formas e estilos existentes em sua época. É considerado o compositor mais prolífico de todos os tempos. Estudos recentes demonstram que ele escreveu mais de 3.000 composições, muitas das quais estão agora perdidas.

ree


Johann Joachim Quantz nasceu em Oberscheden, Alemanha, em 1773. Foi compositor fecundo e flautista excepcional. Em 1728, é admitido em Dresden, na corte de Frederico II onde permaneceu como compositor e músico de câmara para o resto de sua vida. Somente ele tinha o privilégio de criticar o rei, em sentido positivo ou negativo. Sua obra compreende mais de 200 sonatas e 300 concertos. Também publicou vários tratados sobre interpretação musical.

ree

Johann Christian Schickhardt nasceu em Brunswick, Alemanha, em 1681. Foi compositor e instrumentista. Trabalhou na Holanda         na corte de Frederico II de Hasse-Cassel. Sua produção musical compreende principalmente obras para flauta-doce e oboé.

ree



Johann Christoph Pez nasceu em Munique, Alemanha, em 1664. Estudou em Roma onde foi aluno de Arcangelo Corelli. Como muitos de seus contemporâneos, Pez foi fortemente influenciado pelo estilo francês, e foi um dos muitos seguidores do estilo de Lully Pez foi mencionado em um poema escrito por Telemann, em 1730, que o colocou ao lado de nomes como Handel, como um grande compositor de sua época.

ree

Michael Praetorius nasceu em Creuzburg, Alemanha, provavelmente em 1571. Foi compositor, organista e teórico musical. Foi um dos mais versáteis compositores de sua época, sendo particularmente importante no desenvolvimento de formas musicais baseadas nos hinos protestantes. Praetorius foi um compositor tremendamente prolífero, seu tratado de 3 volumes Syntagma Musicum I e o Syntagma Musicum de organographia II (1614-20) são textos detalhados de práticas musicais contemporâneas e instrumentos musicais, e são documentos importantes para a musicologia, organologia e o estudo de performances de época.

ree

Christian Petzold nasceu na Alemanha em 1677. Foi compositor e organista. Alcançou grande reputação durante sua vida, mas suas obras sobreviventes são poucas. A partir de 1703, trabalhou como organista em St. Sophia em Dresden e em 1709 tornou-se compositor de câmara e organista da corte. Levou uma vida musical ativa, dando turnês que o levaram até Paris e Veneza. Atualmente é mais lembrado por seu Minueto em Sol Maior, que foi copiado para o Caderno de Anna Magdalena Bach, de 1725. Essa peça alcançou amplo reconhecimento, mas durante séculos foi atribuído a Johann Sebastian Bach. A autoria de Petzold só foi estabelecida na década de 1970.

Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em Salsburg em 1756. Foi o mais prolífico e influente compositor do período classico. Mostrando uma habilidade musical prodigiosa desde sua infância, começou a compor aos cinco anos de idade. Foi autor de mais de seiscentas obras influenciando toda a música europeia. Mozart é visto pela crítica especializada como um dos maiores compositores do ocidente

Johann Rosenmüller nasceu em Oelsnitz, Alemanha, em 1619. Estudou na universidade de Leipzig, graduando-se em 1640.  Foi organista e diretor musical nessa cidade. Mudou-se para a Itália onde trabalhou na catedral de São Marcos e no Ospedale della Pietá, onde anos mais tarde Vivaldi também trabalharia. Retornou à Alemanha onde atuou como mestre de coro.

Johann Mattheson nasceu em Hamburgo, Alemanha, em 1681. Foi compositor, cantor, escritor, diplomata. Foi famoso como teórico da música. Escreveu sobre prática da performance, estilo teatral, e a harmonia barroco alemão. Ele é particularmente importante para o seu trabalho sobre a relação das disciplinas de retórica e música.

Áustria

Johann Heinrich Schmelzer nasceu em Scheibbs, Aústria, em cerca de 1620. Foi compositor e violinista. Chegou a Viena na década de 1630 e permaneceu compositor e músico na corte dos Habsburgos resto de sua vida. Recebeu o título de nobreza e Mestre de Capela da corte de Leopoldo I em 1679. Morreu durante uma epidemia de peste apenas alguns meses depois de conseguir a posição. Foi um dos mais importantes violinistas do período, e uma influência importante sobre compositores alemães e austríacos de violino.

Bélgica

Orlando di Lasso nasceu possivelmente em 1530 em Mons, Bégica. Junto com Palestrina, é considerado hoje o maior representante do estilo polifônico renascentista e foi um dos músicos mais famosos e influentes na Europa no final do século XVI. A informação sobre os seus primeiros anos é escassa, apesar de algumas histórias não confirmadas terem sobrevivido até nossos dias. A mais famosa delas conta que ele teria sido raptado três vezes por causa da beleza singular da sua voz.

Brasil

José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita nasceu em Vila do Príncipe, atual Serro, em 12 de outubro de 1746. Foi um exímio organista, maestro, compositor e professor. Sua obra está fortemente ligada à música sacra. Por sua grande importância como músico, foi sucessivamente se mudando para as grandes metrópoles da época. Trabalhou no Serro, Diamantina, Ouro Preto e Rio de Janeiro. Seu estilo é uma original mescla de referências barrocas e classicistas.


Manoel Dias de Oliveira nasceu possivelmente em São José do Rio das Mortes, atual Tiradentes, em 1734 ou 1735. Foi compositor, alferes e calígrafo. É o compositor mineiro do século XVIII com o maior número de obras conhecida. Atuou em Tiradentes, São João del Rei e Congonhas e teve suas obras espalhadas por todas as principais comarcar de Minas Gerais. Escreveu várias obras sacras para coro e orquestra.

Espanha

Gaspar Sanz, nasceu Bajo Aragón na espanha em 1640. Foi compositor, guitarrista, organista e sacerdote. Estudou música, teologia e filosofia na Universidade de Salamanca onde foi nomeado professor de música. Escreveu três volumes de obras didáticas para a guitarra barroca, que formam hoje uma parte importante do repertório da guitarra barroca.

França

Joseph Bodin de Boismortier nasceu em Thionville, França, em 1689. Compôs música para uma enorme variedade instrumental. Foi um dos primeiros compositores a viver exclusivamente da venda de suas obras. Com isso, escreveu para uma enorme diversidade de grupos instrumentais.


Eustache du Caurroy nasceu possivelmente em Gerberoy, França, em cerca de 1549. Foi um compositor renascentista tardio francês. Foi muito influente na fundação da escola francesa de música de órgão. Sua Missa pro defunctis, realizada pela primeira vez no funeral de Henry IV da França, se tornou uma missa de requiem disputada em St. Denis para os funerais de reis franceses nos séculos seguintes.


Marc-Antoine Charpentier nasceu em Paris, em 1643. Produziu ampla variedade de música para teatro e igreja, colaborando com Molière e criando diversas missas, motetos e dramas sacros. Foi para a Itália estudar composição, trazendo de volta consigo não apenas obras de autores italianos, mas também um estilo híbrido e peculiar.


Louis-Nicolas Clérambault nasceu na Paris, França, em 1676. Foi organista e compositor. Clérambault veio de uma família musical. Embora muito jovem, aprendeu a tocar violino e cravo Também estudou composição e canto. Tornou-se organista no Couvent des Grands Augustins e entrou para o serviço de Madame de Maintenon . Após a morte de Luis XIV tornou-se organista da igreja de Saint-Sulpice. Era responsável pela música, órgão, direção de canto e coro. Desenvolveu o gênero da "cantata francesa" da qual era mestre inconteste.


Michel Corretti nasceu em Rouen, França, em 1707. Foi organista, compositor e autor de um aproximadamente vinte métodos musicais para vários instrumentos.Como organista serviu no colégio dos jesuítas em Paris entre 1737 a 1780. Após essa data foi organista do Duque de Angoulême até o final de sua vida.


Marin Marais nasceu em Paris, França, em 1656. foi um compositor e gambista francês. Estudou composição com Jean-Baptiste Lully e viola da gamba com Sainte-Colombe. Foi contratado como músico do Palácio de Versailles em 1676. Destacou-se como virtuose da gamba, conhecido internacionalmente pela sonoridade e técnica soberbas - e compositor.


Michel de la Barre nasceu na França por volta de 1675. Foi compositor e flautista, conhecido por ser a primeira pessoa a publicar música para flauta solo. Ele tocou na Royal Academy of Music e nas cortes de Louis XIV e Louis XV.

 

Josquin des Prez nasceu em Beaurevoir, França, em cerca de 1440. Compositor e cantor de talento muito apreciado pelos mais ricos mecenas da Europa, foi o primeiro compositor a ter impressos volumes inteiramente dedicados à sua obra musical. Seu domínio da técnica e sua expressividade eram admirados e imitados. Sua música incorpora influências italianas na formação característica da escola flamenga.

Jean-Philippe Rameau nasceu em Dijon, França, em 25 de setembro de 1683. Foi um dos maiores compositores e teóricos do período Barroco-Rococó. Em 1722 publicou um completo tratado sobre harmonia, que lhe deu grande fama. Foi também professor de cravo e compositor da câmara do rei sendo agraciado com o título de cavaleiro.


Georg Muffat nasceu em Megève, hoje frança na época Alemanha, em 1653 e era de ascendência escocesa. Estudou em Paris entre 1663 e 1669, onde acredita-se que foi aluno de Lully. Foi organista em Molshein e Selestat, estudou direito em Ingolstadt, morou em Viena, Praga, Salsburg e Passau.

 

Jacques-Christophe Naudot nasceu na França em cerca de 1690 Foi compositor e flautista. A maioria de suas composições foram publicadas em Paris, entre 1726 e 1740. O poeta Denesle dedicou a ele seu livro Syrinx, ou l'origine de la flutte. Era amigo próximo do também compositor Boismortier.

 

Luiz Antoine Dornel nasceu em Paris, França, em 1685. Ocupou vários postos de organista em Paris. Como não era um músico de corte, assalariado, teve que responder aos gostos das sociedades de concertos criados pela aristocracia francesa, e em particular para a popularidade da forma sonata bem como as suites de danças francesas.


 Jacques-Martin Hotteterre nasceu na França em 1674. Foi o mais célebre de uma família de fabricantes de instrumentos. Viveu e estudou em Roma no início de sua carreira, e daí veio seu apelido le Romain. Deu a forma definitiva de vários instrumentos de sopro do período barroco. Foi um importante compositor do período além de flautista, fagotista e oboísta.

 

Gaspard Le Roux nasceu na França em cerca de 1670. Foi compositor e cravista. Pouco se sabe sobre a vida de Le Roux. Ele é conhecido apenas por sua publicação de 1705, Pieces de Clavessin , que está organizada em sete suítes Esse livro dá uma breve visão de suas atividades de professor, dando conselhos práticos, como cantar as melodias e acompanhá-las usando os planos dos trios antes de tocá-los e também é demonstrativo, fornecendo exemplos diferentes de danças e estilos.

Henry Purcell nasceu em Westminster, Inglaterra, em 1659. Apesar de uma vida relativamente breve, sua facilidade em compor para todos os gêneros e públicos e sua popularidade na corte durante o reinados de três monarcas o fazem um dos mais importantes compositores britânicos.

Holanda

Jean Loeillet nasceu em Ghent, Holanda, em 1680. Mudou-se para Londres em 1705 e passou a ser conhecido como John Loeillet of London. Ficou famoso como professor de cravo. Foi instrumentista de sopros no Quenn's Theatre e um dos grandes responsável pela popularização da flauta transversal na inglaterra.

Inglaterra

John Adson nasceu na Inglaterra em cerca de 1587. Pouco se sabe sobre sua infância, a primeira referência a ele aparece em 1604, quando estava a serviço de Carlos III como tocador de cornetto. Sua obra mais conhecida é a sua Courtly Masquing Ayres de 1621, uma coleção de 31 danças animadas para uma variedade de instrumentos.


William Babel nasceu na Inglaterra em 1688. Foi compositor e prolífico rranjador de música vocal para cravo. Recebeu seu treinamento musical de seu pai, Charles Babel, fagotista na orquestra de Drury Lane, Pepusch e possivelmente Handel. Tocou violino na banda particular de George I e e posteriormente cravo. Ele foi associado ao Lincoln's Inn Fields Theatre. De 1718 até sua morte, foi organista em All Hallows, Bread Street.


John Baston nasceu na Inglaterra em 1708. Foi compositor, flautista e violoncelista. Ele e seu irmão Thomas, violinista e flautista, tocavam em Londres e em Greenwich. Quando o Lincoln's Inn Fields Theater abriu em 1714, eles provavelmente se tornaram membros de sua orquestra se apresentando lá regularmente com seus próprios concertos; várias dessas peças foram publicadas como Seis Concertos em Seis Partes para Violinos e Flautas (1729).


John Blow nasceu provavelmente em Nottinghamshire, Inglaterra em 1649. Blow tornou-se o mais famoso músico da Inglaterra no final do século XVIII. Teve postos reais criados especialmente para ele, como na catedral de St. Paul e em Westminster. Em 1678 John Blow já possuía doutorado em Música e em 1685 se tornou músico particular de James II.


John Dowland nasceu na inglaterra em 1563. Foi compositor e alaudista inglês, do período renascentista, contemporâneo do escritor William Shakespeare. Hoje é lembrado pela grande melancolia em suas músicas vocais. Muitas de suas músicas são para um único instrumento, o alaúde. Sua obra inclui diversos livros com trabalhos para este instrumento, canções para voz e alaúde e várias peças para viola e alaúde.


Thomas Morley nasceu em Norwich, Inglaterra, em 1557. Foi compositor, teórico, cantor e organista e um dos principais nomes da escola inglesa dos madrigais. Viveu em Londres na mesma época que Shakespeare, tornou-se organista da Catedral de Saint Paul. Foi o mais famoso compositor de música secular do período elizabetano. Foi um dos únicos dois compositores conhecidos (o outro é Robert Johnson) a musicar versos de Shakespeare em sua época.

Itália

Andrea Falconieri nasceu em Nápoles em 1585. Foi um compositor e alaudista italiano. Viveu em Parma de 1604 a 1614, depois em Roma e finalmente voltou a Nápoles, onde, em 1647, tornou-se maestro di cappella da capela real.


Antônio Vivaldi nasceu em Veneza, Itália, em 1678. Padre, violinista virtuose e grande compositor, foi um dos músicos mais influentes de seu período. Criança prodígio, começou seus estudos com seu pai, formando com ele uma dupla de violinistas que ficou famosa em toda a Itália. Em 1703 é ordenado padre. Apesar de nunca ter largado o sacerdócio, Vivaldi não foi atuante. Ele se dedicou ao ensino do violino, principalmente no Ospedale dela Pietá, em Veneza, para onde escreveu grande parte de seus concertos. Mais tarde torna-se também um dos mais importantes da ópera italiana. É um dos grandes nomes da história da música barroca e muito conhecido atualmente por seu estilo vivo e agradável e pela perfeição de sua técnica de escrita.


Giovanni Battista degli Antonii nasceu em Bolonha, Itália, em 24 de junho de 1636 e faleceu em 1698. Giovanni Battista degli Antonii era filho de um trombonista da Basílica de San Petronio e irmão do músico Pietro degli Antonii. Recebeu sua formação musical de seu pai e possivelmente de Giacomo Maria Predieri (1611-1695). Teve seu primeiro emprego como trombonista no Concerto Palatino, onde trabalhou até 1675. Foi membro da Capella Musicale em San Petronio desde 1654, mas foi demitido em 1657 após uma reestruturação feita por Maurizio Cazzati, Mestre de Capella do grupo. Em 1684 foi admitido na Accademia Filarmonica. De 1687 a 1698 foi organista da Basílica de San Giacomo Maggiore.


Tomaso Albinoni nasceu em Veneza, em 08 de junho de 1671. Foi um compositor famoso em sua época por suas óperas. Atualmente é mais conhecido por sua música instrumental. Albinoni foi um dos primeiros compositores a escrever concertos para violino solo. Sua música instrumental atraiu a atenção de Johann Sebastian Bach, que escreveu pelo menos duas fugas sobre temas de Albinoni. Grande parte de seu trabalho foi perdido na Segunda Guerra Mundial, com a destruição da Biblioteca Estadual da Saxônia, durante o bombardeio de Dresden, em fevereiro de 1945.


Benedetto Marcello nasceu em Veneza, Itália, em 1686. Foi compositor, escritor, advogado e magistrado. Conhecido por sua cultura, Marcello era muito respeitado na cidade, onde atuou como conselheiro. Seus trabalhos incluem oratórios, cantatas, madrigais, canções e sonatas.


Giovanni Battista Bononcini nasceu em Modena, Itália, em 1670 Foi um compositor e violoncelista. Estudou violoncelo em Bolonha e depois serviu como mestre de capela em Milão, Roma, Viena e Berlim. Entre 1720 e 1735 viveu na Inglaterra e competiu com Handel na ópera. Deixou algumas obras para violoncelo, música de câmara, música sacra e várias óperas.


Giulio Caccini nasceu em Roma, Itália, em 1551. Foi compositor, professor, cantor, construtor de instrumentos e escritor. Era tenor e acompanhava-se a si próprio com a viola; cantava para entreter a corte e também em casamentos. Compôs sumptuosos intermezzos, elaborou espectáculos musicais, dramáticos e visuais, o que seria mais tarde a Ópera.


Giacomo Carissimi nasceu em Marino, distrito de Roma, Itália, em abril de 1605 e faleceu em Roma em 1674. Foi compositor e professor de música. É um dos mestres mais célebres do início do barroco. Carissimi estabeleceu os traços característicos do oratório latino e foi um prolífico compositor de missas, motetos e cantatas.


Don Giorgio Mainerio nasceu em Parma, Itália, em cerca de 1535 Foi cantor na catedral de Udine até 1570, ano em que se mudou para a catedral de Aquileia onde se tornou "maestro di cappella" oito anos depois. A sua obra mais conhecida é o Primeiro livro de baile uma das poucas coletâneas de peças de dança da música italiana da época. Compôs ainda alguma música sacra.


Maurizio Cazzati nasceu em Mântua, Itália, em 1616. Atuou como diretor musical de sucesso em muitas cidades incluindo Mântua, Bozzolo, Ferrara e Bergamo. Em 1657 foi convidado a ocupar o cargo de maestro di cappella da Basílica de San Petrônio, em Bolonha. Em 1671 volta a Mântua, onde foi Maestro di Cappella da Câmara até sua morte. Teve 66 volumes de sua obra impressos, uma quantidade enorme para a época.


Arcangelo Corelli nasceu em Fusignano, Itália, em 1653. Foi um dos mais famosos violinista-compositor do barroco. Embora sua produção integral resuma-se a apenas seis antologias, sua escrita instrumental era admirada pelo refinamento harmônico e estilo brilhante, tendo sido referência crucial para muitos compositores. Como professor de violino, teve entre seus alunos Francesco Geminiani e Antonio Vivaldi.


Domenico Scarlatti nasceu em Nápolis, Itália, em 1685. Filho do compositor Alessandro Scarlatti, suas maiores contribuições para a música foram suas sonatas para teclado, apesar de ter composto também obras para orquestra e voz. Embora tenha vivido no auge da música barroca, suas composições, mais leves e homofônicas, têm estilo mais próximo do início do período clássico.


Giovanni Pierluigi da Palestrina nasceu em Palestrina, arredores de Roma, Itália, por volta de 1525. Em 1550, o bispo de sua cidade tornou-se o papa Júlio III que o nomeou mestre da Capela Giulia e cantor da Capela Sistina. Após a morte do papa assumiu a direção musical da Basílica de São João de Latrão em 1555 e, sucessivamente, da Basílica de Santa Maria Maior, em 1561. Em sua época Palestrina foi denominado como "O Príncipe da Música", e suas obras foram classificadas como a "perfeição absoluta".


Giovanni Valentini nasceu por volta de 1582, provavelmente em Veneza. Foi compositor, poeta e tecladista virtuoso. Ocupou alguns dos mais prestigiados postos musicais de seu tempo trabalhando na Polônia e em Viena. Esteve envolvido na produção das primeiras óperas vienenses.

Alessandro Scarlatti nasceu em Nápoles em 1660. Foi um compositor de grande importância para a música lírica do período barroco. Seu trabalho foi fundamental para o desenvolvimento da ópera séria e da ópera bufa (ópera cômica) do seu tempo. Sua obra compreende nada menos que 115 óperas, 150 oratórios e mais de 500 cantatas, além de composições instrumentais. É pai de Domenico Scarlatti.

Giovanni Battista Draghi, conhecido como Pergolesi, nasceu em Jesi, itália, em 1710. foi compositor, organista e violinista. Compositor de óperas e músicas sacras. Depois de ter estudado violino com Francesco Mondini, foi convidado, aos 16 anos, para o Conservatório dos Pobres de Jesus Cristo, em Nápoles. É considerado por muitos especialistas como o “pai” da ópera cómica.

A sua música testemunha uma personalidade criativa extremamente sofisticada e complexa, restituindo-nos uma época e uma sociedade observada e interpretada através de múltiplas dimensões. As suas obras sacras são caracterizadas pela solenidade e imponência, mas também pelo intimismo comovedor.

Nas óperas, Pergolesi começou por escrever intermezzi que seriam tocados nos intervalos de óperas sérias em dois atos, e recebeu apoio de amigos, como, por exemplo, Jean-Philippe Rameau. É nesse contexto que surge Livietta e Tracollo, intermezzo cómico escrito para ser tocado no intervalo da ópera séria Adriano in Siria.


Claudio Giovanni Antonio Monteverdi nasceu em Cremona, Itália, provavelmente em 1567 Foi compositor, maestro, cantor e gambista. Foi um dos responsáveis pela passagem da tradição polifónica do Renascimento para um estilo mais livre, dramático e dissonante, que se tornaram as características centrais da música do período seguinte: o Barroco. Monteverdi é considerado o último grande madrigalista, certamente o maior compositor italiano de sua geração, um dos grandes operistas de todos os tempos e uma das personalidades mais influentes de toda a história da música do ocidente.

Marco Uccellini nasceu em Forli, Itália, em cerca de 1603. Se tornou diretor musical da corte Este em Modena de 1641 a 1662 e foi diretor musical da catedral de Modena de 1647 a 1665. Depois serviu como maestro di cappella em Parma até sua morte em 1680. Suas sonatas para violino contribuíram para o desenvolvimento de um estilo idiomático de escrita para o violino ampliando as capacidades técnicas do instrumento e seu alcance expressivo.


Evaristo Felice Dall'Abaco Dall'Abaco nasceu em Verona, Itália, em 1675. Filho do renomado guitarrista Damiano dall'Abaco. Acredita-se que foi aluno de Torelli com quem teria aprendido violino e violoncelo. Em 1704 se tornou Kammermusiker de Maximiliano II Emanuel, eleitor da Baviera. Sua música é especialmente influenciada por Vivaldi e Corelli tendo absorvido também algumas influências da música francesa.


Remo Giazotto nasceu em Roma, Itália, em 4 de setembro de 1910. Foi musicólogo, crítico musical professor e compositor italiano. Ele escreveu biografias de Tomaso Albinoni e outros compositores, incluindo Antônio Vivaldi. Após 1943, Giazotto se distancia do fascismo, então vigente na Itália e se aproxima dos movimentos de resistência. Atua como crítico musical e editor de algumas revistas musicais italianas. Foi diretor de programas musicais, presidente do comitê de audição da RAI e editor de sua série de biografias sobre compositores. Foi também professor da Universidade de Florença. Jean Baptiste Lully nasceu em Florença, Itália, em 1632. Mudou-se definitivamente para França tornando-se um dos compositores mais importantes do barroco francês. Passou a maior parte da vida trabalhando na corte do rei Luís XIV. Começou a trabalhar para Luís XIV da França no final de 1652 primeiramente como dançarino. Compôs algumas das músicas para o Ballet de la nuit, agradando imensamente ao rei. Foi nomeado compositor de músicas instrumentais do rei. Lully compôs muitos balés para Luis XIV durante as décadas de 1650 e 1660, nos quais o Rei e Lully dançaram. Teve também um tremendo sucesso compondo a música para as comédias de Molière, incluindo Le Mariage forcé (1664), L'Amour médecin (1665) e Le Bourgeois gentilhomme (1670). Quando conheceu Molière, Lully formou o Comédie-ballet. Com o passar do tempo, Lully começa e se dedicar integralmente à ópera. Com o apoio do rei, Lully conquista o privilégio do controle completo de toda música apresentada na França, até sua morte, quando morreu de gangrena em 1687.


Francesco Mancini nasceu na Itália em 1672. Foi compositor e importante professor de música. Obteve maior destaque durante a ausência de Alessandro Scarlatti na corte napolitana, entre 1702 e 1708. Nesse período, foi diretor do Conservatório de Maria de Loreto e primeiro organista e maestrodo Capella Reale. Suas obras incluem 29 óperas, sonatas, serenatas, 12 oratótios e mais de 200 cantatas seculares.

Portugal

Manuel Cardoso nasceu em Fronteira do Alentejo, Portugal, provavelmente em 1566. Participou noColégio dos Moços do Coro. Em 1588 ingressou na Ordem carmelita, e fez os seus votos em 1589, no Convento do Carmo, em Lisboa. No início dos anos 1620, residiu no Paço Ducal de Vila Viçosa, onde se tornou amigo do rei D. João IV de Portugal. Terminou a sua carreira como organista e compositor do Convento do Carmo em Lisboa. Muitas das suas obras foram destruídas no terremoto de 1755.

República Tcheca

Jan Dismas Zelenka nasceu em 16 de outubro de 1679 em Lounovice pod Blaníkem, um pequeno povoado ao sudoeste de Praga, atual República Checa. Iniciou seus estudos com seu pai, organista da cidade. Foi contrabaixista da capela do Conde J. L. von Hartig em Praga e da Capela Real Saxônica de Dresden. Estudou com Johann Joseph Fux em Viena e com Antonio Lotti e Alessandro Scarlatti na Itália. Em 1719 fixou residência definitiva em Dresden, onde foi nomeado vice-mestre de capela na corte de Augusto II da Polônia. Em 1729 recebe o cargo de diretor de música da igreja. Sua originalidade na invenção de temas, nas progressões harmônicas, no uso constante do cromatismo e na busca de novas sonoridades, como sua escrita de grande virtuosismo, é muito apreciada atualmente, e se aproximam notavelmente de Johann Sebastian Bach, que o considerava um excelente compositor.

Suécia

Dieterich Buxtehude nasceu em Helsingborg em 1637 e faleceu em Lübeck em 1707. Foi compositor e organista. Assumiu a função do pai, de organista na igreja em Hälsingburg em 1658. Posteriormente mudou-se para Lübeck onde foi nomeado gerente geral e organista da Marienkirche. Buxtehude ganhou prestígio com a retomada da tradição dos Abendmusik, que eram saraus vespertinos organizados na igreja. Em diversas ocasiões, foi visitado por compositores promissores da época, como Georg Friedrich Händel e Johann Mattheson, que o procuravam principalmente quanto à sua fama de organista. De todas as visitas, a mais notável foi a de Johann Sebastian Bach, grande admirador de sua obra. Bach prorrogou a estada inicialmente planejada de quatro semanas para quatro meses.

Suíça

Jean-Jacques Rousseau, nasceu em Genebra, em 1712. Foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo. Rousseau não conheceu a mãe, pois ela morreu nove dias depois do parto. Foi criado pelo pai, Isaac Rousseau, um relojoeiro calvinista.

Rousseau foi autodidata em música aprofundando-se bastante nessa matéria a ponto de ser convidado por Diderot para que escrevesse sobre isso na famosa Enciclopédia. Obteve grande sucesso com sua ópera Le Devin du Village. Luís XV gostou tanto da peça que ofereceu a Rousseau a grande honra de uma pensão vitalícia. Rousseau recusou a honra.A ópera tornou-se uma das mais populares de sua época. A peça foi executada no casamento do futuro Luís XVI e Maria Antonieta. Anos mais tarde a ópera seria reescrita por Mozart, sob o título de Bastien und Bastienne.





 

 

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
A Prisão de Bach

Espetáculo cênico-musical de André Salles-Coelho Estrutura da peça: Espetáculo cênico-musical em 11 cenas intercaladas por movimentos...

 
 
 

Comentários


bottom of page